Porque eu escolhi o CIDADANIA 23

O Brasil é um dos países no mundo que tem mais partidos políticos – pelo menos é isso que a gente ouve o tempo todo. Dados de Fevereiro de 2022 indicam que, no Brasil, temos 32 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com essa quantidade, tem de tudo – de extrema esquerda à extrema direita.

Quando eu comecei minha caminhada para me posicionar como Pré-Candidato a Deputado Federal, uma das primeiras perguntas que me apareceram foi: “Tá, e a qual partido você irá se filiar?”. Embora essa pareça uma pergunta despretensiosa, ela vem carregada de estigmas e MUITA GENTE não vota em candidatos com ótimas ideias por causa dos partidos aos quais eles se filiam.

Então, eu queria resolver DOIS PROBLEMAS de uma vez:

  1. Não queria um partido extremista – afinal, eu não sou extremista
  2. Eu queria um partido que me acolhesse e acolhesse as minhas ideias

Nesse sentido, eu já conhecia o Paulo Coitinho (vereador em Pelotas) com o qual tive excelentes relacionamentos e interações associadas aos meus projetos esportivos de extensão universitária. Ao conversar com ele, senti um posicionamento muito sincero e consistente em relação ao Cidadania 23.

O Cidadania é um partido de centro (por mais que essa nomenclatura tenha se depreciado no Brasil nos últimos anos). Ou seja, ora ele defende pautas mais à esquerda, ora pautas mais à direita. No Rio Grande do Sul, a pessoa que melhor representa o Cidadania 23 é a Any Ortiz, a candidata mais votada para Deputada Estadual. Ao conversar com ela, vi como poderia ser interessante me filiar ao Cidadania23.

Em uma reunião em Porto Alegre com vários dirigentes do Partido, sai com a percepção que desejava: Eu poderia me posicionar SEM SER OBRIGADO a seguir votações em bloco fechado, e poderia exercer minha autonomia – como fazem todos os parlamentares do partido.

A partir desse contexto, tive a convicção de que a escolha do CIDADANIA poderia me proporcionar base de sustentação para colocar uma campanha na rua e experiência para lidar com os trâmites burocráticos. Agora é trabalhar sem parar até outubro – e fazer valer cada gota de suor em prol de dias melhores.

#nósSOMOSaMUDANÇA

Deixe um comentário