Áreas de interesse

Além de ser docente efetivo na ESEF/UFPel, eu me esforço para divulgar o conhecimento científico e contribuir na capacitação profissional no Brasil e no exterior. Ao longo destes mais de 10 anos na área, acumulei experiências que compartilho em diferentes locais. Os temas que frequentemente falo, são:

Preparação física para lutadores: Prescrição do treinamento aeróbio, anaeróbio, de força e potência. Avaliação geral e específica. Análise de tempo-movimento. Demandas fisiológicas de exercícios, treinos e competições. Aplicações de exercícios especiais para o condicionamento físico.

Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT): Aspectos relacionados à saúde, como diminuição da massa gorda, aumento da massa magra e melhora da aptidão física relacionada à saúde e no ambiente de academias e cotidiano do treinamento personalizado. Indicativos de como HIIT pode ser empregado no cuidado a agravos, incluíndo cardiometabólicos, como síndrome metabólica, diabetes, dislipidemias, agravos cardíacos,  hipertensão arterial e outras afecções crônicas. Aplicações do HIIT no esporte, especificamente na preparação física para  esportes de combate, jogos desportivos coletivos, corridas e modalidades de endurance.

Periodização do treinamento: Palestras e cursos que exploram os modelos tradicionais de periodização do treinamento, que apresentam modelos contemporâneos, como cargas concentradas de força e modelo em blocos  e modelo ondulatório (não-linear).

Prescrição de exercícios físicos para o condicionamento de atletas e não atletas: São discutidas as recomendações de diferentes associações científicas para a aplicação de exercícios físicos. Ademais, explora-se atualização com as produções científicas sobre os meios e métodos de treinamento mais eficientes para melhora da aptidão aeróbia, força muscular, flexibilidade e manejo da composição corporal.

Variabilidade da Frequência Cardíaca: Explora-se o uso da VFC para controle do treinamento e das respostas orgânicas. São apresentados métodos de coleta e análise dos dados, bem como as possibilidades de uso no controle das adaptações aeróbias, acompanhamento do desempenho e prevenção do overtraining, bem como achados acerca da relação entre VFC e agravos crônico-degenerativos.

12 - DSC_0784-2-2-3

Deixe um comentário