Esporte é saúde?

Não, esporte não é, nem nunca foi sinônimo de saúde. Remédios também não são, e as pessoas vivem ingerindo medicamentos para melhorar/recuperar a saúde. Então, que tal pensarmos em praticar esporte para melhorar a saúde? Em uma revisão sistemática recente que conduzimos sobre o assunto, pudemos observar que a prática do futebol de campo, voltada à aptidão física e ao condicionamento de não atletas, pode contribuir na melhora de parâmetros que, tradicionalmente, são considerados como “de saúde”. Se são, ou não, é outra história…

O que aprendemos com o trabalho? A prática de futebol, recreacional, porém sistemática, pode contribuir na diminuição da massa total, da gordura corporal, em variáveis hemodinâmicas (frequência cardíaca e pressão sanguínea), aprimora a aptidão aeróbia, modifica o perfil lipídico, melhorando o LDL, e até contribui positivamente na densidade mineral óssea.

A referência do trabalho é:

Yuri Ribeiro, Luis Mezquita, Fabrício Del Vecchio. Revisão sistemática dos efeitos do futebol recreacional em adultos não atletas. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Vol. 18, No 6 (2013).

Seu resumo está disponível em: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/RBAFS/article/view/3301

E ele pode ser obtido em: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/RBAFS/article/view/3301/2740

futebol

 

Mas, cuidado, não deixem a FIFA falar que futebol é saúde. Afinal, tem gente sendo presa e morrendo por ser contra a prática competitiva da modalidade no Brasil, especialmente a realização da “Copa do Mundo” no Brasil.

Para quem se interessar sobre Esporte e Saúde, pode ler, também, o artigo intitulado “PEDAGOGIA DO ESPORTE E OBESIDADE: PERSPECTIVAS PARA UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL A PARTIR DA ADEQUADA INICIAÇÃO ESPORTIVA NA INFÂNCIA”, da Larissa Galatti e colaboradores, disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/12060

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s