Pesquisadores da ESEF/UFPel avaliam jogadores do GE Brasil

Nesta sexta-feira, dia 16 de fevereiro, sob coordenação do Prof. Dr. Fabrício Boscolo Del Vecchio, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Treinamento Desportivo e Desempenho Físico, da ESEF/UFPel, foram realizadas avaliações com os jogadores de futebol do GE Brasil. Na oportunidade, foram realizadas mensurações de Creatina Quinase (CK), registro da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) e da potência de membros inferiores, a partir de salto vertical com contramovimento.
A CK é uma enzima relevante, que auxilia na interpretação da sobrecarga imposta ao organismo. Como seu sítio ativo é intramuscular, com lesões deste tecido ocorre extravasamento da mesma, o qual é captado com análises sanguíneas (neste caso com o equipamento Reflotron). Conhecendo os valores deste marcador, atletas, departamento médico e comissão técnica podem optar por diferentes estratégias recuperativas, ou modificação na carga de treino.
A VFC, por sua vez, versa sobre o impacto dos exercícios físicos no sistema nervoso autônomo, o qual tem associação com situações de grande estresse psicofísico. Assim, a VFC pode ajudar a entender quando um atleta está mal-recuperado, ou próximo de situações como o overtraining. Neste trabalho, ela foi registrada e analisada com cardiofrequencímetros Polar RS800.
CIMG5498
CIMG5606
Por fim, com a realização do teste de salto vertical com contramovimento (Plataforma de contato Jump System, CEFISE), procurou-se avaliar a potência de membros inferiores dos jogadores, a qual é essencial para situações de sprints, cabeceios e finalizações.
aCIMG5624
CIMG5503
A ideia é que, conhecendo melhor tais características, os treinos possam ser otimizados, potencializando o rendimento físico e competitivo dos jogadores do Xavante. A iniciativa desta parceria foi do Prof. Dr. Pedro C Hallal, e contou com colaboração técnica do Prof. Dr. Aírton J Rombaldi. 
Além do professor Fabrício B Del Vecchio, acadêmicos de graduação e pós-graduação participaram do evento, inclusive com bolsistas de iniciação científica e do mestrado (CNPq): Marcelo S Vaz, Bruno EB Xavier, Thiago Mello, Léo Cabistany, Luan M Picanço, Matheus Pintanel e Rossano Diniz.
aCIMG5506
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s