Força muscular pode predizer o desempenho em teste de agilidade em jogadores de futsal

Relação entre força e agilidade avaliadas em jogadores de futsal
Luan Merseburger Picanço,
Jerônimo Jaspe Rodrigues Silva,
Fabrício Boscolo del Vecchio
Revista Brasileira de Futsal e Futebol, v. 4, n. 12 (2012)

Introdução: O futsal apresenta a força muscular e a agilidade como principais capacidades físicas exigidas durante sua prática, as quais são definidas, respectivamente, como capacidade de vencer considerável resistência externa com grandes esforços musculares e capacidade de troca de direção e/ou movimento em menor tempo. No entanto, faltam estudos envolvendo estas capacidades físicas, bem como sua integração.

Objetivo: Avaliar e correlacionar as capacidades físicas força e agilidade de atletas de futsal e verificar a contribuição da força na determinação da agilidade.

Materiais e métodos: A aptidão neuromuscular de membros inferiores dos atletas foi avaliada por meio de salto horizontal, salto triplo, agachamento e isometria na parede. Já a agilidade foi avaliada com o Shuttle Run Agility Test (SRAT) e o Illinois Agility Test (IAT).

Resultados: Foram encontradas diferenças dos grupos Sub15 e Sub 17 para o Sub13 nos testes de agilidade e saltos, além de correlações significativas (p<0,001) entre IAT e salto horizontal (r = -0,71) e IAT e salto triplo (r = – 0,73). Também se observaram relações entre SRAT e salto horizontal (p≤0,001; r = -0,56) e entre SRAT e salto triplo (p<0,001; r = -0,63). Constatou-se que o IAT é 47% dependente do desempenho no salto horizontal, enquanto o SRAT é 46% explicado pela combinação dos testes de salto triplo e agachamento.

Discussão e conclusão: Identifica-se predição da agilidade baseada no desempenho de potência e esta última explica sozinha, quase metade do resultado de jogadores de futsal no SRAT e IAT.

O texto pode ser acessado diretamente no site da revista:

http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/login?source=%2Findex.php%2Frbff%2Farticle%2Fview%2F126%2F126

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s