GSSI: Desidratação e Reidratação. Evitando a Desidratação: Bebidas Esportivas ou Água

Desidratação e Reidratação

Evitando a Desidratação: Bebidas Esportivas ou Água
Bob Murray, PhD, FACSM

Introdução
De acordo com o posicionamento da National Athletic Trainers’ Association (NATA) publicado no ano 2000 sobre Reposição de Fluidos para Atletas “a ocorrência de uma desidratação significativa é evitável, ou pelo menos atenuada, quando são seguidos protocolos de hidratação para garantir a pratica mais produtiva e segura a todos os atletas.”1 Minimizar a desidratação é a medida mais simples, mas também a mais eficaz que os atletas podem tomar para proteger tanto a saúde quanto o desempenho.

Atletas regularmente apresentam desidratação e hipertermia, e alguns acabam sofrendo as conseqüências. Sempre que a atividade física extenuante acontece – e principalmente em ambiente quente – as funções cardiovasculares e termoregulatórias são colocadas sob estresse acentuado. De fato, há poucas dúvidas de que a atividade física vigorosa realizada em ambiente quente é um dos principais estresses fisiológicos que o organismo humano pode enfrentar. A competição entre os músculos e a pele pelo suprimento sanguíneo limitado consegue rapidamente sobrecarregar a capacidade cardiovascular do organismo, podendo criar circunstâncias fisiológicas negativas que tragicamente já tiraram a vida de atletas…

http://www.gssi.com.br/artigo/156

 

 

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