Carta aberta à comunidade da Escola Superior de Educação Física – ESEF/UFPEL

Pelotas, agosto de 2011

Carta aberta à comunidade da Escola Superior de Educação Física

 

                Eu, Fabrício Boscolo Del Vecchio, venho, por meio desta carta à comunidade, tornar público que fui eleito com 19 votos a favor, 7 brancos e 1 nulo para o cargo de Coordenador do Colegiado da Graduação desta unidade. Se por um lado isto demonstra boa aceitação entre os votantes, ao mesmo tempo transparece o interesse diminuto da comunidade no envolvimento com os processos decisórios que lhes dizem respeito.

                A ESEF, que tão bem me acolheu há dois anos, atualmente tem três ingressos anuais de 140 novos graduandos, atendimento próximo de 600 acadêmicos em nível de graduação, 10 servidores técnico-administrativos e 28 docentes. Assim, nossa tarefa administrativa envolve uma grande comunidade, e pessoas que se aproximam dela com muita vontade, interesse e desejo de conhecimento, saber e capacitação! Esta escola tem passado por intensas modificações, sejam como consequências de políticas macroestruturais (REUNI, por exemplo) ou locais-específicas (ingresso de novos professores), o que tende a proporcionar diálogo intenso entre o passado e o presente. Sinceramente, por mais difícil que seja, peço que:

i)    Deixemos de lado experiências mal-sucedidas, amarguras pessoais e desgostos profissionais;

ii)   Respeitemos diferenças políticas, ideológicas e científicas;

iii)  Façamos todos a nossa parte para que a ESEF seja o melhor que desejamos;

Só assim, no meu ponto de vista, poderemos estruturar nova realidade, em um novo tempo e contexto, de forma coletiva e responsável, por todos nós. Como missão administrativa, irei me esforçar para que, juntos, consigamos fazer com que a ESEF/UFPEL seja referência nacional: i) no ensino superior da área e ii) na formação no campo da Educação Física. Como metas de nossa gestão, indicam-se as de curto, médio e longo prazo, a saber:

1)   CURTO PRAZO:

i)     Atualização do Planejamento Estratégico de 2008-2012 da ESEF/UFPEL;

ii)    Investigação sobre possibilidade de aperfeiçoamento nos procedimentos de matrícula, junto ao D.R.A.

iii)    Aproximação à Pós-Graduação e aos discentes, a partir de reuniões com Diretório Acadêmico Augusto Liberato Rodrigues (DALOR);

iv)   Revisão do Projeto Político Pedagógico vigente, especialmente o do Bacharelado em Educação Física, e;

v)    Apresentação de dados avaliativos preliminares, já obtidos em disciplinas de graduação e pós-graduação, com vistas ao aprimoramento da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da unidade.

 

2)   MÉDIO PRAZO:

i)     Planejamento, em conjunto com os chefes de departamento, dos semestres letivos subsequentes;

ii)    Tentativa de melhora na estruturação dos espaços acadêmicos de formação, como o LIG e Biblioteca Setorial;

iii)    Estabelecimento de política que envolva avaliação institucional ampla, da administração, das disciplinas, discentes, docentes, estrutura física disponível e dos processos e produtos gerados internamente;

iv)   Elaboração de balizamentos que orientem o processo de intercâmbio discente, quanto às áreas de interesse e identificação de professores tutores;

v)    Proposição de novas condutas referentes ao processo de matrículas;

vi)   Debate sobre formação em Educação Física, com vistas à elaboração de novo Projeto Político-Pedagógico da ESEF/UFPel.

 

3)   LONGO PRAZO:

i)     Proposição, baseada em discussões prévias, de novos Projetos Político-Pedagógicos para a graduação em Educação Física;

ii)    Ampliação das possibilidades de intercâmbio discente, com maior quantidade de Instituições de Ensino Superior.

Deste modo, conto com a comunidade da ESEF nestes próximos dois anos. Coloco-me à disposição para auxílios, esclarecimentos e conversas, no sentido de maior e melhor aprimoramento pessoal, profissional e, agora, institucional.

 

Um forte abraço em cada um, Fabrício

Anúncios

6 comentários em “Carta aberta à comunidade da Escola Superior de Educação Física – ESEF/UFPEL

  1. Quanto ao número de votos, acredito que houve pouca divulgação, foram colocados alguns “cartazes” em folha A4 divulgando o início do processo eleitoral, mas depois ninguém ficou sabendo oficialmente quem havia se inscrito, se havia mais de um inscrito, foi tudo no rádio corredor. Acho que se tivesse tido uma maior divulgação teríamos um maior número de votos e de interesse.
    Quanto ao resto, espero que tu consigas todos os teus objetivos e o que precisar estou disposta a ajudar!!

    Beijoos!

    • Olá Monica, é complicado quando a radio corredor produz mais informação de qualidade que os próprios meios de comunicação da ESEF, por enquanto site e murais.
      Via de regra, a maioria das coisas é publicada em papéis do tamanho A4 e, quanto ao número de inscritos, a história tem mostrado essa limitação da unidade.
      De qualquer sorte, conto com a tua ajuda, e da comunidade. Temos pouco tempo, muito trabalho, e bastante vontade! Avante 😉

  2. Embora não seja mais aluno regular da ESEF, durante minha graduação sempre lutei para que melhorias fossem feitas, mas o “sistema” não andava! Acredito que és a pessoa que pode levantar a ESEF com a ajuda dos demais! A iniciativa de ajustar o Projeto Pedagógico do Bacharelado sempre foi esperada e que consigas mudar para um currículo bem específico e diferenciado daquele anterios assim como o da Licenciatura! No mais um forte abraço e boa sorte nessa empreitada

    • Fala aí, cara! O fisiologismo é muito presente na maioria dos lugares. O ponto central é conseguirmos incomodar a ponto de as pessoas se mobilizarem para que elas fiquem melhores para o espaço, e não o espaço fique melhor para elas 😉

      Sobre o PPP do bacharelado, estou tentando conversar com outras instituições, mas o que se debate, infelizmente, nunca é a formação, mas o legalismo burocrático CREF/SEM CREF…

      Infelizmente o movimento da regulamentação atrapalhou um pouco o debate sobre a formação.

  3. Concordo com a Mônica sobre a pouca divulgação, sinceramente não sabia que haveria tal eleição, quando fiquei sabendo esta já tinha ocorrido!! talvez se uma divulgação maior tivesse ocorrido, acredito que a participação dos alunos teria sido maior!!

    Mas enfim, gostei muito das propostas e desejo toda a sorte e discernimento para que possas lutar por uma ESEF melhor!!

    Beijoos 😀

    Att Daia

    • Daia, blz? Na era da informação, ainda somos nós quem devemos ir atrás dela, e não ela atrás da gente =)
      De qualquer sorte, também acho que foi pouco divulgado. Mas eu, particularmente, optei por não sair fazendo campanha. Não seria estranho eu distribuir “santinhos” a meu favor? hahaha.
      O que fiz foi comunicar ao DALOR que haveria eleição.
      Acho que é isto, formanda!
      bj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s