Poder,dinheiro e drogas no esporte moderno

Poder,dinheiro e drogas no esporte moderno

 

         Participei nesta terça-feira da gravação do Bola da Vez, na ESPN. O entrevistado foi o jornalista inglês, Andrew Jennings. Ancorado pelo companheiro Eduardo Monsanto, o programa irá ao ar no próximo sábado ‘as 21h.

        Jennings é o autor de cinco livros sobre a influência do “poder, dinheiro, corrupção e drogas no esporte moderno”. Tudo documentado.

        Seu mais recente lançamento é  Jogo Sujo, sobre os bastidores da Fifa,  com pesados respingos na dupla brasileira, João Havelange e seu pupilo Ricardo Teixeira.

        Quem desejar entender sobre a farra do futebol fora das quatro linhas,  Jogo Sujo é leitura obrigatória.

        Para  mim, porém, a obra prima sobre a imundice praticada em nome do esporte é  “Os Senhores dos Aneis”, o primeiro livro da série, que Andrew Jennings escreveu em 1992. Há 19 anos, portanto,  cinco ciclos olímpicos, duas décadas…  Continua com uma atualidade impressionante.

        O livro resume “o mundo oculto dos homens engravatados, dos homens que manipulam o esporte segundo seus próprios objetivos”. 

Diz mais, este inglês da reportagem investigativa: “Não se lucra com atletas convictos de que o importante  é apenas competir” — justamente a filosofia que imperou no Brasil por muitos anos, agora com mudanças visíveis.

Em resumo, Os Senhores dos Aneis  é um mergulho no “clube”, que é, segundo Jennings, “uma das sociedades fechadas mais poderosas, lucrativas e secretas do mundo. Por intermédio do Clube, um punhado de presidentes nomeados comanda o esporte mundial.”

E por ter lido e relido este livro, que lamentavelmente está esgotado, é que analiso com outros olhos o escândalo em que mergulhou, literalmente, a natação brasileira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s