Doping na natação brasileira: Farmácia nega ter assumido erro, mas admite hipótese de contaminação

Aham, senta Cláudia [2]

http://globoesporte.globo.com/aquaticos/noticia/2011/07/farmacia-nega-culpa-por-doping-de-cielo-e-estuda-processar-cbda.html

02/07/2011 07h36 – Atualizado em 02/07/2011 13h11

Farmácia nega ter assumido erro, mas admite hipótese de contaminação

Representante diz que estabelecimento jamais assumiu a culpa, porém afirma que partículas podem ter sido misturadas pelo ar – e não na bancada

Por João Gabriel RodriguesSanta Bárbara D’Oeste, SP

farmácia de medicamentos de Cesar Cielo (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)Farmácia em que Cielo comprou os produtos (Foto:
João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)

A farmácia de manipulação onde Cesar Cielo compra suplementos alimentares negou ter assumido o erro pelo doping do nadador, como publicou o jornal “Folha de São Paulo”, mas admitiu a possibildade de ter acontecido contaminação pelo ar. Segundo a a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o estabelecimento de Santa Bárbara D’Oeste – cidade do nadador – enviou um relatório avisando sobre a contaminação por falta de limpeza no balcão onde as cápsulas são produzidas. Cielo e outros três nadadores foram flagrados por uso de furosemida.

– Existe a possibilidade, mas não pode ser confirmada. Até porque pode ter havido uma suspensão de partículas, ou seja, contaminação pelo ar. A farmácia jamais admitiu a culpa. A informação divulgada provavelmente teve orientação da CBDA. Ainda não tivemos tempo de entrar em contato com o Cielo ou com a CBDA para contestar o que foi divulgado. O advogado da farmácia vai fazer isso durante a semana – disse ao GLOBOESPORTE.COM Reginaldo Lante, consultor do ISO 9001 e autorizado para falar em nome da farmácia Anna Terra.

Na sexta-feira, a médica da CBDA, Sandra Soldan, disse que a farmácia explicou o problema: havia furosemida na bancada, e a substância acabou contaminando as cápsulas do suplemento, à base de cafeína. Neste sábado, porém, a CBDA se corrigiu, afirmando que a farmácia “deixou brecha” para contaminação, mas confirmando ter um laudo do Ladetec, laboratório carioca credenciado pela Agência Mundial Antidoping (Wada), comprovando a contaminação das amostras.

Doping Cielo sem Daiane (Foto: Arteesporte / GLOBOESPORTE.COM)

 

Anúncios

Um comentário em “Doping na natação brasileira: Farmácia nega ter assumido erro, mas admite hipótese de contaminação

  1. Em comunicado por escrito à Farmácia Anna Terra o LADETEC declarou que não pode confirmar a origem das capsulas apresentadas para análise no Caso Cesar Cielo, pois não sabe dizer se a coleta e envio seguiram rastreabilidade forense conforme legislação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s