Hiperplasia Adiposa – Aumento do número de células de gordura

Para o processo de emagrecimento, uma das principais preocupações reside na diminuição da quantidade de gordura corporal (não é óbvio, pois podemos diminuir a massa corporal sem alterarmos muito o volume adiposo). 

 Que o tecido adiposo é fundamental para o ser humano, ninguém duvida! Inclusive, a revisão abaixo trás estas diversas informações sobre isto. Ele é “free”, e vale a pena ser lido. Mas… o mesmo artigo, e outros abaixo, trazem uma informação que eu comentei em aula que gerou algumas reflexões (que pretendo apresentar com o tempo).

O tecido adiposo aumenta, mesmo depois de já sermos adultos. Não, não é crescimento em tamanho das células apenas, mas sim em seu número! Apesar de o modelo ser com ratos, não faltam evidências para transladarmos isto para os meros humanos mortais…

Deste artigo da Fonseca-Alaniz et al. (2009), o seguinte trecho vale a pena ser destacado:


Depois (ou antes? Segundo as regras vigentes de publicação não dá para saber), sugiu um editorial no JAP (http://jap.physiology.org/ – Impact Factor no ISI = 3,372):

Esta revisão decorreu dos achados de, pelo menos, dois artigos do grupo do Frank Booth, que observaram aumento da massa adiposa, em diferentes situações:

Assim, além de dieta inadequada (muito gorda e açucarada [lipídeos e carboidratos]), a inatividade física também pode aumentar o NUMERO de células de gordura…

Mas não nos desanimemos, o que está ruim pode ficar pior. Imagine que as indicações feitas por mais de 30-40 anos podem estar mais atrapalhando do que ajudando as pessoas a diminuírem a gordura corporal. O que fazer?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s